quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hoje é o Dia Mundial do Rock and Roll

O Rock and Roll - ou, abreviadamente, Rock n' Roll - é um gênero de música que emergiu como "atitude" musical no sul dos Estados Unidos, durante a década de 50. E, rapidamente, se espalhou pelo mundo. 

Porque 13 de Julho ?

13 de Julho de 1985 foi marcado pelo concerto do Live Aid. O evento foi organizado por Bob Geldolf e Midge Ure com o objetivo de além de proporcionar muito Rock, arrecadar fundos para a Etiópia,  país situado na Afríca.


Os shows aconteceram em diversos momentos, como no famoso Estádio Wembley na Inglaterra, ocorreu também no Estados Unidos e na Austrália, Rússia e Japão. O evento reuniu um público de mais de 1 bilhão em todo mundo, ligado em seus televisores.
O evento trouxe grandes nomes como Led Zeppelin, Queen, The Who, U2, Judas Priest, Phil Collins, Bob Dylan, David Bowie, Mick Jagger, Eric Clapton, Sting, Neil Young e entre outros nomes. Superou as expectativas e faturou ao todo mais de 200 milhões.
Revirando nossos clássicos :

Muitos dizem que o Rock N Roll começou em 56, quando Bill Haley fez a gravação de Rock Around The Clock. Considerado o primeiro Rock da história 
O Rock teve suas origens do Blues, Jazz, Rockabilly, Country, Folk entre outros gêneros. Começou com seus pioneiros, mas teve sua revolução quando o quarteto de Liverpool Beatles fez seu primeiro show. 
                                          

A parti dali o Rock teve sua própia característica como ritmo pesado, se resumindo a curto e grosso. Hendrix aperfeiçoou a guitarra, o  Zeppelin o Hard Rock, o Sabbath o Heavy Metal, Floyd o progressivo e assim diante. Foi se desenhando através de gêneros e de estilos que marcaram época e uma nação, desde o Punk ao Grunge. Hoje o Rock N Roll comemora seus méritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário